Seja bem-vindo ao portal da GESTÃO EM CONTABILIDADE PÚBLICA.

Um jovem de destaque na carreira pública28/09/2011 23:20:15 - Contabilidade Pública - Fonte: Conselho Regional de Contabilidade do Paraná

Um jovem de destaque na carreira pública

Determinado e interativo, Ferreira ocupa o cargo de Analista de Finanças e Controle na STN.

"Quem sabe faz a hora não espera acontecer" é um famoso verso do cantor Geraldo Vandré e que define muito bem a trajetória de sucesso do jovem Contador, Henrique Ferreira Souza Carneiro. Determinado e interativo, aos 25 anos, Ferreira ocupa o cargo de Analista de Finanças e Controle na Gerência de Normatização e Procedimentos Contábeis da Secretaria do Tesouro Nacional. Há 3 anos na área pública, o dinâmico gestor fala para o "Universo Jovem" sobre o papel do Contador no setor público. 

Quando você descobriu que queria atuar na área pública? 
Quando percebi que a carreira de servidor público abre muitas portas para o crescimento e o desenvolvimento do profissional, inclusive com políticas de capacitação (como incentivos à realização de cursos como pós- graduação e mestrado). Além disso, permite conciliar satisfação profissional com estabilidade e um bom retorno financeiro. O setor público apresenta desafios para os profissionais que desejam realização profissional contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão pública.

O que lhe atraiu na área pública? 
O serviço público é atraente para os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. Assim, desde que cursava a universidade, o serviço público me atraia por oferecer boa remuneração, estabilidade, possibilidade de crescimento profissional e uma carreira promissora.

Como foi o seu ingresso na carreira pública? 
Durante todo o curso de Ciências Contábeis, sempre procurei conciliar os estudos acadêmicos com a preparação para os concursos públicos. Os melhores concursos relacionados à Contabilidade exigem grande esforço e dedicação por parte daqueles que desejam um cargo público. Nessa fase, é essencial ter disciplina, esforço e foco nos objetivos.

Qual a diferença entre o trabalho do Contador no setor privado e no público? 
Considerando que a Contabilidade tem como missão gerar informações úteis aos seus usuários, a principal diferença entre o trabalho do Contador do setor público e do privado é o usuário da informação contábil. Enquanto no setor privado, os principais usuários são os proprietários e o Fisco, no setor público, é a sociedade. Dessa forma, o Contador do setor público precisa gerar informações que possibilitem a instrumentalização do controle social. Por outro lado, tanto o contador público quanto o privado precisam de um alto grau de capacitação para estar adaptado aos padrões internacionais de Contabilidade e gerar informações contábeis da maior qualidade.

Quais os pré-requisitos para o jovem ingressar na carreira pública? 
É essencial que o estudante defina o caminho que deseja alcançar e, principalmente, o seu planejamento para atingi-lo. Com base no planejamento e na disciplina, o jovem poderá se preparar para entrar nas melhores carreiras do setor público.

Em quais áreas do setor público os recém-formados podem atuar? 
Existem diversas áreas à disposição dos recém-formados. Eles podem atuar como Técnicos e Contadores da Administração Direta, Analistas Judiciários, com foco em Contabilidade, Perícia Contábil, Controle Interno e outras áreas, Auditores Fiscais, Auditores de Tribunais de Contas e Controladorias, ou então, buscar uma carreira como Analista de Finanças e Controle no órgão central de Contabilidade, na Secretaria do Tesouro Nacional.

Diante de tantas mudanças na Contabilidade, como o Contador da área pública deve se preparar? 
A principal mudança é a da cultura profissional. O Contador do futuro precisa ter mente aberta, aceitar as mudanças e acompanhar as inovações introduzidas pelas Ipsas (Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público) e implementadas pelo MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público).

O que é essencial no trabalho do Contador, independente do ramo de atuação? 
É essencial ter prazer no seu trabalho e perceber a sua importância. Assim como o médico é responsável pela saúde das pessoas, o Contador é responsável pela "saúde financeira" das entidades na qual atua. Assim, o Contador precisa estar preparado para assumir essa responsabilidade.

Compartilhar:

Faça um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios.